Tudo sobre Reciclagem

domingo, 5 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM UBERABA

Começa neste domingo (dia 5), a 1ª Semana Integrada do Meio Ambiente, com visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Vale Encantado, localizada na região da Serrinha, a 29 km da cidade de Uberaba. O evento é promovido pela Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat).




A unidade de conservação possui um Centro de Educação Ambiental, que contempla atividades educacionais, culturais, de pesquisa, recreação e lazer. Durante a visita serão feitas caminhadas em trilhas ecológicas, atividades ligadas a fazenda, ecoturismo e trabalho de educação ambiental, além do plantio simbólico de árvores do bioma cerrado, que ocorrerá em parceria com os Correios. O ônibus, com capacidade para 40 pessoas, sairá da porta do Centro Administrativo da Prefeitura, por volta das 8 horas. A inscrição será feita no local por ordem de chegada e o retorno está previsto para as 12 horas. Ainda no domingo, o prefeito em exercício, Paulo Mesquita, a secretária de Meio Ambiente, Renata Mesquita, o subsecretário de Meio Ambiente, Rodrigo Barros, e o chefe de Gabinete, Rodrigo Mateus, participam de assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Cooperu, às 12h, na sede da UAI.



Entre segunda e sexta-feira (dias 6 e 10) serão realizados seminários no Anfiteatro do Centro Administrativo, das 13h às 17h30. Aqueles que levarem cinco latinhas e/ou três garrafas pet ganharão uma pasta reciclável.

Durante o evento ocorrerá palestras para discutir sobre o “TAC - Termo de Ajuste de Conduta”, “Implementação da Lei 11.089/2010 – Sacolas Plásticas”, “Fiscalização Ambiental como instrumento do licenciamento ambiental”, “Política Nacional de Meio Ambiente”, “O papel das Ong’s na busca da sustentabilidade”, “A coleta seletiva e a inclusão social”, “O papel da fiscalização como instrumento de educação ambiental”, “Arborização Urbana”, “Projeto Quero-Quero - Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais”, “Área de Proteção Ambiental Rio Uberaba”, “A importância do gerenciamento de resíduos sólidos e o Aterro Sanitário”, “Reserva Particular do Patrimônio Natural”, “A importância das Unidades de Conservação” e “Fiscalização Ambiental e Vigilância Sanitária”.



Também ocorrerá exposição dos animais taxidermizados em ambiente montado dentro do Centro Administrativo. E no sábado (dia 11) será realizada uma Blitz Ecológica no Calçadão, no período da manhã, com a intenção de conscientizar a população sobre a lei do uso das sacolas plásticas, que deverão parar de circular no dia 28 de julho.



No domingo (dia 12) haverá o encerramento da Semana do Meio Ambiente no Parque das Acácias, com a realização de várias atividades recreativas, aferição de pressão e glicose, oficinas de material de reciclagem, passeio ciclístico, distribuição de mudas e mobilização do Centro de Zoonoses sobre a prevenção contra a dengue, além de uma apresentação da banda paulista CO2 zero, que produz toda a energia do show com pedaladas.

Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,18155

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário